quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A ADUFPA INFORMA: Professores da UFPA decidem suspender a greve

19/09/2012
Os professores da UFPA decidiram suspender a partir do dia 21 de setembro a greve da categoria, que já dura mais de quatro meses. A decisão foi tomada na manhã de hoje, 19, durante assembleia geral da ADUFPA, no hall do prédio da reitoria da instituição.
Durante a assembleia, prevaleceu a avaliação de que era necessário manter a unidade nacional do movimento, suspender a greve e acumular forças e mobilização, para retomar a luta em outro patamar, pressionando o Executivo e o Legislativo a atender as reivindicações da categoria. “O Projeto de Lei 4368/12 que foi enviado ao Congresso Nacional desestrutura a nossa carreira e é fruto de um acordo rejeitado em nossas assembleias de base e pelo ANDES-SN. Mesmo com a suspensão da greve, continuaremos em luta em defesa da carreira docente”, afirmou a diretora-geral da ADUFPA, Rosimê Meguins.
Para isso, os Comandos Nacional e Local de Greve deverão ser transformados em Comissões de Mobilização, a fim de acompanhar a tramitação do PL no Congresso Nacional e propor ações de pressão sobre o Executivo.
A assembleia da ADUFPA referendou, ainda, uma agenda de mobilização, que inclui reunião dos docentes do Setor das IFE, nos dias 29 e 30 de setembro, para fazer o balanço da greve, e um Dia Nacional de Luta contra a Privatização dos Hospitais Universitários no dia 3 de outubro, com atos públicos nos Estados.
No final da assembleia, os docentes entregaram ao reitor documento cobrando posição sobre a pauta local. Ao ser questionado acerca do calendário acadêmico o Reitor em Exercício informou que só haverá reposição para os professores que aderiram a greve, o que foi questionado pela direção da Adufpa e o Comando Local de Greve (CLG).
Essa posição da administração superior será discutida ainda esta semana nas reuniões que serão realizadas pelo CLG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário