Histórico

Início
O curso de Bacharelado em Serviço Social foi implantado no Município de Breves no ano de 2009 para fazer frente aos grandes desafios sócio-culturais e econômicos na região, que se configuram na localidade através das expressões da questão social e da necessidade de aplicabilidades das políticas sociais. A intenção é fazer com que a sociedade perceba que a assistência social não é favor ou espécie de assistencialismo político. Ela é sim política de proteção social, que deve garantir a todos os que dela necessitarem, e sem contribuição prévia, a provisão dessa proteção, como um direito ao suprimento de acesso a bens e recursos, e ao desenvolvimento de capacidades de famílias e indivíduos.
O fato de aproximadamente 75,77% de a população amazônica ter renda de até dois salários mínimos significa que, apesar de a região possuir diversas riquezas, como a biodiversidade, ela continua a registrar índices de extrema pobreza. É por esta razão que a falta de emprego no Estado, principalmente para população jovem, adquire uma face mais crítica e contundente do que no restante do Brasil. Daí a importância da Universidade Federal do Pará implantar o curso de graduação em Serviço Social no Campus Universitário de Breves, fomentando profissionais que possam dar conta de reverter esta situação. Caso contrário, a falta de capacidade instalada e de planejamento de ações qualitativas para a geração de melhores condições de vida para aquela população resultará em graves problemas de ordem social.
Diante dessa realidade, uma das propostas de solução para a redução desses índices, foi a efetivação de um curso de formação profissional que venha a potencializar a região com profissionais qualificados para atuarem no embate a essas questões.
__________________________________

Características Gerais do Curso
·         Forma de Ingresso
A forma de ingresso ocorre através do Processo Seletivo Seriado.

·         Número de Vagas
40 (quarenta) vagas

·         Turno de Funcionamento
Noturno

·         Modalidade de Oferta
 Modalidade Presencial.

·         Titulo conferido
Bacharel em Serviço Social.

·         Duração
Mínima de 4 e 1/2 (quatro anos e meio).
Máxima 6 e 1/2 anos (até 50%  a mais do tempo mínimo previsto).

·         Carga Horária
A carga horária total é 3.145 (três mil cento e quarenta e cinco) horas.

·         Período Letivo
Período intensivo e extensivo.

·         Regime Acadêmico
Conforme o Regulamento da Graduação o regime acadêmico do Curso de Serviço Social é o Seriado.

·         Formas de oferta de atividades
As atividades curriculares serão ofertadas no formato Modular e Paralelo.